Coordenação

Paulo Henrique Freire Vieira (1987-2022)

O Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD) foi criado (em 1987) pelo Prof. Paulo Henrique Freire Vieira e coordenado por ele ao longo de mais de três décadas.

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Paulo Freire Vieira doutorou-se em Ciência Política pela Ludwig-Maximilians Universität München, Alemanha (1983). A partir de 1986, realizou sucessivos estágios de pós-doutorado na França (École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement) e no Canadá (University of Manitoba). Foi professor titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Mesmo após sua aposentadoria (no ano de 2011), continuou atuando como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) e também do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC. A partir de setembro de 2008, coordenou também o Observatório do Litoral Catarinense, projeto inserido num convênio de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Ministério Público Federal. Desde 2015, atuou como pesquisador associado ao Centre de Recherche sur l’Éducation relative à l’Environnement et à l’Ecocitoyenneté (Centr’ERE) na Universidade do Quebec em Montreal (UQAM). Suas atividades de pesquisa, ensino e extensão se concentraram nas seguintes áreas de conhecimento: epistemologia das ciências ambientais, ecologia política, gestão de commons, ecoformação transdisciplinar e saúde ecossistêmica.

Em 23 de dezembro de 2022, o Prof. Paulo encerrou prematuramente sua jornada terrena, deixando contribuições inestimáveis e inspiradoras de uma vida de dedicação incansável ao ensino, à pesquisa e à extensão no país. Desde então, os integrantes do NMD permanecem mobilizados para honrar seu legado e manter o núcleo de pesquisa ativo, contando, no âmbito do PPGSP/UFSC, com o apoio fundamental da Profa. Márcia Grisotti e do grupo coordenado por ela, o Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde (ECOS).