Equipe

INTEGRANTES

Cláudia Regina dos Santos biolsantos@hotmail.com  Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Realizou dois Pós-Doutorado em Geografia (Planejamento Regional e Urbano) em um Pós-doutorado em Oceanografia Biológica. Já Trabalhou na Procuradoria de República em Santa Catarina, Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal. Foi pesquisadora do Projeto Biota Araçá/FAPESP em São Paulo. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, pericia ambiental, gestão participativa com foco na gestão costeira integrada. Atualmente é pesquisadora da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UNIVALI.

Fabiana Jacomelfjacomel@hotmail.com Bacharel em Administração com especialização em Gestão da Educação; mestre em Sociologia Política; doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). Participa como agente de desenvolvimento em ONGs socioambientalistas, desde 2004; e no NMD como pesquisadora-educadora, desde 2008. Área de atuação: Ecologia Política. Ecoformação Transdisciplinar. Educação para o Ecodesenvolvimento. Desenvolvimento Territorial Sustentável. Conflitos Socioambientais.

Iara Vasco Ferreira iaravasco.icmbio@gmail.com Bacharel em ciências sociais e mestre em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro especialista da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Atua na gestão de políticas públicas, mediação de conflitos socioecológicos e na produção de conhecimento relacionado à conservação da diversidade biológica e sociocultural, áreas protegidas, gestão territorial e ambiental de terras indígenas e de comunidades tradicionais. Exerce cargo efetivo de analista ambiental no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão do Ministério do Meio Ambiente.

Jaqueline Maria Prudenciojaquegaia@yahoo.com.br   Geógrafa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça. Mestranda em Geografia pela UFSC. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em ecologia humana sistêmica, gestão patrimonial de recursos naturais renováveis, etnoconservação de recursos hídricos, ecodesenvolvimento territorial, planejamento e gestão compartilhada de bacias hidrográficas e educação relativa ao ambiente.

Maiara Leonel Pereiramaiaraleonel@gmail.com  Engenheira Agrônoma (2010) e mestre em Agroecossistemas (2013),  ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora na área de Ciências Ambientais, com ênfase em agroecologia, agrobiodiversidade, desenvolvimento territorial sustentável, educação para o ecodesenvolvimento, resiliência socioecológica, gestão integrada e compartilhada de recursos de uso comum e cogestão adaptativa.

Maíra de Sousa Almeida – maira.oceanologia@gmail.com Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mariana Perez Bastosmaripbastos@gmail.com Bióloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de meio ambiente e desenvolvimento rural e urbano. Tem experiência no desenvolvimento de pesquisas, atividades de extensão e projetos na área de educação, meio ambiente e sociedade.

Marina Favrim Gasparini – ma.gasparini@gmail.com Cientista social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Áreas de atuação/interesse: impactos socioecológicos dos agrotóxicos, enfoques ecossistêmicos de saúde, ecodesenvolvimento, representação social e gestão de recursos comuns.

Mexiana Zabott Adrianomexiana@gmail.com Advogada. Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2013). Especialista em Direito Público (2015) pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – FCSF (CESUSC) e cursa especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela UFF-RJ. Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (2007). Atualmente é servidora do Estado de Santa Catarina, lotada e atuando na Consultoria Jurídica da Secretaria de Estado da Saúde. Atua no Direito Público, com ênfase no Direito Administrativo, Direito Ambiental e tutelas coletivas.

Rafael Speck de Souzarafaelspk@gmail.com  Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999). Especialização em Direito Constitucional pelo CESUSC (2006) e especialização em Direito Processual Civil pela PUC/RS (2010). Mestre em Direito, Estado e Sociedade, Linha de Pesquisa Direito, Meio Ambiente e Ecologia Política, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Membro do Observatório de Justiça Ecológica, grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ.

 

COLABORADORES

Kátia Maria Zgoda Parizottokamzp@hotmail.com Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atuou como professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2003-2011) e na Celer Faculdades (2003-2006). Atuou como professora-tutora na Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc (2003-2006). Atualmente é assistente administrativo na Receita Federal, agência de Xanxerê/SC. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Políticas Públicas e Planejamentos socioambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoformação transdisciplinar, gestão socioambiental, educação a distância: tutoria e mediação.

Luciana Butzke – vbutzke@terra.com.br  Doutora em Sociologia Política pela UFSC (2014), mestre em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (2007), especialista em Métodos e Técnicas de Projetos Sociais pela PUC Minas (2001), graduada em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998). Tem experiência docente na área de Sociologia no ensino superior e no ensino médio. Na pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional; sociologia do desenvolvimento, desenvolvimento e gênero, epistemologia das ciências ambientais, ecodesenvolvimento e ecoformação.

Mariana Aquilante Policarpo mariana_policarpo@hotmail.com   Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento territorial sustentável, co-gestão adaptativa dos recursos naturais de uso comum, inovações, pesca artesanal e agricultura familiar, reflorestamento com espécies exóticas e agricultura agroecológica. Durante o período de novembro de 2011 a outubro de 2012, realizou doutorado-sanduíche na UMR Innovation/Cirad, em Montpellier, França.

Melissa Vivacqua Rodriguesmelviva@hotmail.com Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestrado e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005 e 2012). Docente da Universidade Federal de São Paulo no Departamento de Ciências do Mar. Tem experiência na área Socioambiental, com ênfase em Meio ambiente e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito socioambiental, gestão compartilhada, pesca artesanal, unidades de conservação marinho-costeiras, reservas extrativistas, desenvolvimento territorial sustentável.